Alimentação para o Jiu-Jitsu
Você sabe o que comer antes e depois do treino?
Alimentação pré e pós treino
A alimentação do praticante esportista está relacionada a melhora do seu desempenho seja ele físico ou mental, pois está associado a redução do cansaço, permitindo que o indivíduo treine por um maior período de tempo, melhore memória, potencializando o aprendizado e ainda auxilia numa recuperação rápida e eficiente após a atividade física. Em decorrência deste comprovado benefício, o praticante deve ter uma alimentação equilibrada que forneça todos os nutrientes essenciais ao organismo, em quantidades adequadas. Em cada refeição, o praticante deve ingerir pelo menos um alimento de cada um dos 3 grupos abaixo:
Construtores – são os alimentos que ajudam a aumentar a massa muscular (constroem). São as proteínas encontradas nas carnes, frangos, peixes, ovos, leite e derivados;
Energéticos – são os alimentos que fornecem energia para o corpo utilizar na hora do treino. São os carboidratos, encontrados na massa, pães, batata, mandioca, inhame, mandioquinha;
Reguladores – são alimentos que regulam o organismo, fazem com que ele funcione adequadamente. São todos os vegetais e frutas existentes.
O QUÊ COMER ANTES DO TREINO?
A alimentação antes do treino é muito importante para garantir a energia necessária para a atividade física. O praticante pode realizar uma pequena refeição que pode variar de 30 minutos a 1 hora antes do treino (dependendo da sua digestão) ou uma grande refeição (evitando excesso de gorduras e fibras, que retardam a digestão) até 2 horas antes.
O QUÊ COMER DEPOIS DO TREINO?
Nesta fase torna-se necessária a ingestão de alimentos ricos em carboidratos para repor o gasto muscular, facilitando a recuperação do indivíduo. Esta refeição deve ser feita após 2 horas (no máximo) do término do exercício, pois este é o período em que o estímulo para a reposição de energia está acentuado.
Exemplo de cardápio (almoço ou jantar):
- arroz ou macarrão
- batata, mandioca, mandioquinha, cará ou inhame
- frutas secas ou frescas
- suco de frutas
- espinafre, brócolis, couve-flor ou outros legumes
- peixe ou frango
Exemplo de cardápio (lanche):
- sanduíche natural – pão de forma branco ou integral
- peito de frango desfiado
- queijo cottage
- cenoura ralada
- alface e tomate
- suco de frutas
Suyann Cunha Cavalheiro
Nutricionista
CRN2 14607
Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional – VP/UNICSUL
👉Mestre em Biotecnologia – UCS
👉Formação em Modulação Intestinal- MP
👉 Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional – IBNF
👉 Inventora, pesquisadora e sócia/proprietária da patente de n° BR10 2017 025611-1 depositada no instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
👉Instagram: @nutrisuyan
E que tal começar hoje mesmo a sua alimentação para melhor eficiência nos treinos?
Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.
Siga nossas Redes Sociais!