Alongamento e Flexibilidade no Jiu-Jitsu

Alongamento e Flexibilidade no Jiu-Jitsu

28 de fevereiro de 2021 0 Por admin

Uma das capacidades físicas de extrema importância na pratica do jiu-jitsu é a flexibilidade.

 

No entanto, no meio da prática popular existe uma crença que devemos alongar sempre, isso já levantou várias discussões sobre quando devemos alongar. “Antes ou depois do treino”?

 

Existe um mito de que o alongamento antes ou depois do treino pode reduzir aquelas dores musculares que certamente você já teve depois do treino, mas essa história não é bem assim, o treino de flexibilidade pode reduzir o seu desempenho durante o treino. Isso mesmo, seu desempenho pode cair, pois a produção de força pode ficar comprometida.

O fato é que não devemos treinar flexibilidade nem antes e nem depois do treino!

Ficou confuso né?

E deve estar pensando: “Mas o Alemão me faz alongar antes de treinar”!

Você está confuso porque meu texto está cheio de pegadinhas, e fiz isso de propósito. Mas agora vou te fazer entender tudo direitinho.

Observe que eu utilizei dois termos no texto acima: ALONGAMENTO e FLEXIBILIDADE. Para que você fique “esperto” vou te explicar o conceito de cada um deles!

 

Flexibilidade: Definir a Flexibilidade não é uma tarefa fácil então vou citar o que dois autores falam sobre esse conceito. Catellan refere que alguns a abordam como sendo sinônimo de mobilidade articular, por envolver o movimento sobre articulações de forma ampla em todas as direções. Outros, como Araújo e Dantas a definem como a qualidade ou capacidade física responsável pela execução de movimentos voluntários de amplitudes máximas dentro dos limites morfológicos, dependente tanto da elasticidade muscular quanto da mobilidade articular.

 

Alongamento: O alongamento é uma forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude articular normal com o mínimo de restrição possível.

Agora que os conceitos estão bem definidos aí na tua cabeça, podemos de fato começar.

 

Primeiramente você deve entender que não existem evidencias científicas de que o alongamento antes ou depois do treino é capaz de reduzir as dores do pós treino.

Mas é inegável que a flexibilidade é um fundamental para o aumento do seu desempenho no Jiu-jitsu, pois ela pode te ajudar na prevenção de inúmeras lesões e facilita a execução dos movimentos.

Para o professor Mateus Bernardi, formado em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul e professor de Jiu-jitsu há 17 anos, a necessidade da prática do alongamento é fundamental antes do combate, pois ele prepara as suas articulações, músculos e tendões para o estresse gerado pelo combate.

Segundo Mateus muitas posições que são executadas no drill (repetições) de posição e no rola (combate) exigem muita flexibilidade, porem quanto mais alongada e flexível estiverem as fibras musculares dos praticantes mais facilidades eles terão na execução dos movimentos.

Então para que fique claro na sua cabeça os alongamentos que você pratica antes da aula de jiu-jitsu servem como preparação para você aguentar o estresse gerado no drill e no combate. Já a flexibilidade serve para facilitar a execução de suas técnicas.

Vale ressaltar que o treino de flexibilidade não deve ser feito no mesmo dia ou antes do treino de Jiu para não cair seu rendimento.

Se você quer ficar mais flexível procure aulas de Yoga ou Pilates.

 

 

 

Faça uma aula teste e garanta qualidade à sua vida.

 

Siga nossas Redes Sociais!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

Cattelan AV. Estudo das técnicas de alongamento estático e por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva no desenvolvimento da flexibilidade em jogadores de futsal. [Monografia de especialização do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano – Área de Concentração em Biomecânica]. Santa Maria (RS): Universidade Federal de Santa Maria; 2002.

 

Araújo CGS. Existe relação entre flexibilidade e somatotipo? Uma nova metodologia para um problema antigo. Revista Medicina do Esporte. 1983; 7(3/4): 7

 

Dantas EHM. Flexibilidade: alongamento e flexionamento. 4ª ed, Rio de Janeiro: Shape, 1999.