A JA Jiu-Jitsu começou sem muitas pretensões quando dois amigos de treino, Antônio “Jamanta” Moro e Mateus “Alemão” Bernardi, resolveram que precisavam de mais tempo diário de dedicação à Arte Suave e resolveram se encontrar na garagem da casa do Alemão para treinar. Logo outros companheiros começaram a participar desses encontros, e os dois jovens talentos do Jiu-Jitsu resolveram oficialmente montar uma academia. O ano era 2004.
Desde então a JA (nome criado a partir da união das primeiras letras dos apelidos dos fundadores) cresceu muito, se profissionalizou e se tornou referência na região e no estado, criando muitos faixas-pretas e outros tantos campeões. O tatame da sobreloja do prédio na esquina das ruas Rafael Rossi com a Nelson Dimas de Oliveira no bairro de Lourdes foi enchendo e acabou se tornando pequeno, e em 2018 nos mudamos para um pavilhão no bairro Cruzeiro, onde foi montado um espaço totalmente voltado ao ensino do Jiu-Jitsu sem igual no RS.
Relembrar esse caminho que foi trilhado é essencial, pois nos recorda de onde viemos e de todos que de alguma forma nos ajudaram a construir o que temos hoje. Mas nossos olhos estão sempre no horizonte, focados nos objetivos que desejamos alcançar.